Palestras

Redes Sociais na Educação

 Antes de adentrar ao assunto, é importante ressaltar que toda rede social é uma mídia social, ou seja, se as redes sociais são plataformas de relações interpessoais mediadas pelo computador, sobretudo em busca da informação, passa a ser uma mídia, tendo em vista que este termo designa aplicações típicas da web 2.0 que permitem a criação e a troca de conteúdo.

Vale lembrar que os conceitos de rede social online e mídia social são distintos e, acima de tudo, ainda estão se formando, ou seja, não estão consolidados.

Cada plataforma de rede social na Internet possui suas características mas, em geral, todas podem exercer a função de filtros de conteúdo em meio ao dilúvio de informações publicados na rede.

A palestra de redes sociais na educação será  destinada aos professores com intuito de mostra o uso adequado destes recursos disponíveis na web para fins educacionais, não só abrangendo as forma de comunicação virtual.  A oficina será realizada somente em 01 turno, disponibilizando 20 vagas.

  • Tarde: 15:15h ás 16:00h

 

Web 2.0

Web 2.0 é um termo criado em 2004 por uma empresa americana para designar uma segunda geração da comunidade e serviços, tendo como conceito a "Web como plataforma", redes sociais e Tecnologia da Informação. Embora o termo tenha uma conotação de uma nova versão para a Web, ele não se refere à atualização nas suas especificações técnicas, mas a uma mudança na forma como ela é encarada por usuários e desenvolvedores, ou seja, o ambiente de interação e participação que hoje engloba inúmeras linguagens e motivações.

Alguns especialistas em tecnologia, como Tim Berners-Lee, o inventor da World Wide Web (WWW), alegam que o termo carece de sentido, pois a Web 2.0 utiliza muitos componentes tecnológicos criados antes mesmo do surgimento da Web. Alguns críticos do termo afirmam também que este é apenas uma jogada de marketing.

A palestra de Web 2.0 será destinada a todos os participantes da Feira Tecnológica.